Realizou-se nessa quarta-feira (12), em Russas-CE, a reunião de trabalho da 10ª CREDE - Russas  e FAFIDAM, dando continuidade à parceria entre as duas instituições para o aprimoramento do estágio supervisionado. A coordenadora da 10ª CREDE, Maria Elizabete de Araújo, fez a abertura da reunião fazendo uma memória da reunião anterior ocorrida na FAFIDAM no dia 19 de fevereiro. Em seguida, Sandra Maria Rodrigues, Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da 10ª CREDE, deu boas vindas a todos os participantes. 

Andrea Almeida Cavalcante, vice-diretora da FAFIDAM, fez uma exposição a respeito das tarefas assumidas pela instituição na última reunião. Iniciou apresentando a proposta de plano de estágio elaborada pelos coordenadores de estágio supervisionado. Na proposta apresentada pela vice-diretora são definidas 06 cidades pólo-sede para a realização do estágio supervisionado, a saber, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Jaguaruana. A proposta contempla também as atividades de estágio: a) Encontro Teórico-presenciais (30%); b) Diagnóstico da Escola (10%); c) Plano de Estágio (5%); d) Participação no Plano de Aula (5%); d) Observação (5%); e) Planejamento de Aula (15%); f) Regência de Aula (15%); g) Outras Atividades (5%) e h) Relatório Final (10%). No total são 408 horas/aulas destinadas ao estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no Brasil.

A professora Maria Elizabete fez a exposição da proposta elaborada pela CREDE, composta de eixos estruturantes e diretrizes para o estágio docente. Os eixos estruturantes são: 1) Legislação educacional; 2) Instrumentos de Gestão (PLAMETAS, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Plano de Ação, PDDE Interativo); 3) Programas e projetos da escola pública; 4) Estrutura e funcionamento da escola pública; 5) Currículo e Avaliação; 6) Planejamento e uso do tempo; 7) Práticas pedagógicas efetivas; 8) Educação e tecnologia da informação e comunicação; 9) Liderança na gestão da sala de aula e 9) Convivência e mediação de conflitos.

As diretrizes para o estágio docente, segundo a proposta, são compostas de 06 eixos: 1) Conceito e responsabilidades; 2) Articulação entre teoria e prática na formação profissional; 3) Estágio como elemento estruturante do projeto pedagógico dos cursos de graduação; 4) Requisitos formais: seminário, convênio e termo de compromisso; 05) Estudos de Caso e Plano de Ação Educacional como instrumento de formação e intervenção pedagógica e 6) Procedimentos para acompanhamento e avaliação dos estágios.

Após a exposição vários participantes refletiram sobre as duas propostas e foram tirados alguns encaminhamentos. Um deles foi a necessidade da realização de uma nova reunião para consolidar a proposta final de estágio docente, antes da realização do Seminário de Estágio Docente. Na primeira semana de abril a FAFIDAM realizará sua reunião interna para discutir as alterações e sugestões. No dia 09 de abril ocorrerá a reunião de consolidação na FAFIDAM, na qual será consolidada a proposta de estágio e será marcada a data de realização do seminário.