Noite de brilho, foi assim denominada a festa que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoveu no dia 04 de maio, por ocasião da solenidade anual de Colação de Grau de Mestres e Outorga de Título de Doutores. A UECE realizou, nesta data, a 21ª Colação de Grau de Mestre e a 13ª Outorga de Título de Doutor. A solenidade de 2016 que agraciou 418 pós-graduandos aconteceu no Buffet Barbra’s Cambeba, às 19h e foi presidida pelo reitor professor Jackson Sampaio. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
Foram diplomados 46 doutores e 372 mestres, de todos os Centros, Instituto e Faculdades da UECE. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) emitiu o maior número de títulos, 114, seguido pelo Centro de Ciências e Tecnologia, 95, e o Centro de Humanidades, com 63.
O Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias somou o maior contingente por curso, 30, já os Mestrados Acadêmicos em Lingüística Aplicada e em Nutrição e Saúde tiveram o mesmo número, 24 cada.
Com relação aos doutorados, o da Faculdade de Veterinária (Favet), o mais antigo da UECE, que formou sua primeira turma em 1987, e tem conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), formou 10 novos doutores. O doutorado em Biotecnologia, oferecido em rede pelo Renorbio, contou com 15 agraciados.
Até 2015, a Uece já havia formado 337 doutores e 3.322 mestres. Atualmente, a UECE conta com 42 cursos de pós-graduação stricto sensu, 10 de doutorado, 19 de mestrado acadêmico e 13 de mestrado profissional, que, juntos, têm 1.734 alunos. Os 418 concludentes foram saudados pelo Ceará Brass Quinteto, que faz parte da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), sob a regência do Maestro Professor Alfredo Barros.
Segundo o reitor professor Jackson Sampaio, que presidiu a cerimônia, a UECE, nos seus 41 anos de existência, vem cumprido amplamente seu papel junto à comunidade cearense levando a universidade a assumir um novo perfil docente, em condições de competir com qualquer Instituição de Ensino Superior, o reitor lembrou ainda, que a cerimônia de Outorga de Grau é a mais importante de uma Instituição Universitária, pois representa a conclusão de anos de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes. “Eu e Hidelbrando estamos concluindo aqui, na Uece, mais um período de intenso trabalho e de um bom combate”, afirmou o titular da Universidade.
A cerimônia teve como oradora docente, Ana Augusta Ferreira de Freitas, professora do curso de Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e, como oradora discente, Nilce Almino de Freitas, concludente do curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O ponto do alto da cerimônia foi a entrega dos prêmios do II Concurso de Teses e de Dissertações aos vencedores, e também a entrega de quatro placas, homenageando coordenadores dos cursos novos, recentemente criados e que ainda não têm concludentes: Samuel Façanha Câmara (Doutorado em Administração); Expedito Eloísio Ximenes (Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da FECLESC/Quixadá); Emerson Mariano da Silva (Mestrado em Climatologia e Aplicações nos países da CDLP e África); Maria Salete Bessa Jorge (Mestrado em Gestão de Saúde)
Os 418 concludentes são dos cursos de Mestrados e Doutorados pertencentes aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED); da Faculdade de Veterinária (FAVET); da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, e da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).
A solenidade contou com a presença do titular da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda (no ato representando o governador Camilo Santana); dos Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza; de Planejamento, Fernando Antonio Alves dos Santos; de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar; de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; dos Diretores do Centro de Educação, Álbio Sales; da Ciências da Saúde, Gláucia Posso Lima; da vice-diretora da FAFIDAM, Andrea Almeida Cavalcante; do representante do diretor da FECLESC, Alexandre Gonçalves Pinheiro; da chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales, da diretora de Pesquisa Célia Sampaio; do diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas, Nilberto Robson Falcão do Nascimento;  de professores, servidores e familiares dos pós-graduados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UECE