Com o tema “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já” aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, levando aos prefeitos e representantes dos municípios que compreendem o Litoral Leste e o Vale do Jaguaribe, a importância do sistema nacional de desenvolvimento urbano e os desafios para sua efetivação.
O ministério das cidades, responsável pela politica habitacional brasileira, tem como um de seus principais objetivos prover o acesso á moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade com vistas á diminuição do déficit habitacional brasileiro. para o alcance desse objetivo, a secretaria nacional de habitação - SNH - desenvolve ações com foco na urbanização e adequação de assentamentos já existentes e também na produção habitacional. 
A abertura do evento foi realizada pelo secretário-adjunto das cidades do estado do Ceará, Mário Fracalossi Júnior. Adriano Sarquis, diretor de estudos econômicos do IPCE e Carolina Rocha, coordenadora de desenvolvimento urbano das cidades, esses são alguns dos palestrantes.
E o encerramento foi hoje dia 23/05/2013, no centro social de limoeiro do norte com a plenária: apresentação e votação das propostas produzidas nos grupos temáticos e a eleição dos delegados por aclamação.