Nesta quinta-feira à noite na programação da II Semana da Integração da FAFIDAM realizou-se a Mesa de debate: Os riscos ambientais e o uso abusivo de agrotóxicos no Baixo Jaguaribe, com a participação do Prof. Dr. Evandro Luiz Coelho (IFCE), da Profa. Ms. Bernadete Maria Coelho Freitas (FAFIDAM/UECE) e  Profª Drª Ana Cláudia de Araújo Teixeira, do Núcleo Tramas/UFC- Tabalho Meio Ambiente e, Sustentabilidade, que pesquisa os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana na região.

O uso abusivo de agrotóxicos na Chapada do Apodi e região tem sido denunciado por ambientalistas, universidades e movimentos sociais que alertam para os problemas causados pelos agrotóxicos sobre a vida humana e o meio ambiente. 

Em abril do ano passado foi assassinado o ambientalista Zé Maria do Tomé, símbolo e mártir da luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos pelas empresas do agronegócio da região.  Sua morte causou indignação em todo o país e em várias partes do mundo e até o momento o crime não foi esclarecido.

Tem ocorrido a contaminação das águas subterrâneas e superficiais da Chapada do Apodi, por agrotóxicos extremamente perigosos a saúde humana e muito persistente no meio ambiente.

Os trabalhadores das empresas arícolas têm sofrido contaminação por agrotóxicos apresentando quadros de alterações hepáticas.