Fonte: http://dialogosocial.wordpress.com/2009/04/30/1%C2%BA-de-maio-dia-do-trabalhador/1-maio-chicago/

O trabalho, como diz Karl Marx, é o fundamento ontológico do homem, ou seja, faz parte de sua constituição enquanto ser sociohistórico.

A intervenção humana sobre a natureza no sentido de transformá-la possibilitou ao homem o desenvolvimento da cultura e das condições de sociabilidade. Nesse sentido, a categoria trabalho constitui-se como fundamento essencial para a compreensão de todas as sociedades nos diversos "espaços ecológicos" e temporalidades.

Nessa condição devemos pensar o 1º de maio numa perspectiva muito mais ampla. O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é um momento para repensarmos o trabalho para além de suas dimensões instrumentais, como tem se apresentado nas sociedades contemporâneas.

Para além da dimensão instrumental, o trabalho deve ser pensado enquanto dimensão da própria vida, enquanto fabricante do ser sociohistórico. Ele não é apenas condição de acumulação de riquezas, de dominação ou de reprodução fisiológica. O Trabalho também é condição para supressão da dominação.

Neste Primeiro de Maio convidamos todos a refletirem sobre a importância e as condições do Trabalho e do Trabalhador nos dias atuais.

A FAFIDAM, instituição de ensino superior responsável pela formação da maioria dos profissionais da região do Baixo e Médio Vale do Jaguaribe, tem um papel importante no que diz respeito a pensar a formação para além da capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.