O professor Robson Guimarães Sanabio, doutorando em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizou a conferência de encerramento do III Encontro de Física da FAFIDAM nesta quinta-feira (24). Robson Guimarães é professor do Curso de Física da FAFIDAM.


A Física se desenvolveu com o propósito de explicar os fenômenos da natureza, desde os mais comuns até os mais complexos. Portanto, é bem natural que a Física esteja diretamente relacionada ao nosso cotidiano. O professor Robson deu diversos exemplos de aplicações da Física no cotidiano. Mostrou suas experiências, por exemplo, as que realiza com um carro que tem como principal resultado a diminuição do consumo de combustível.

A Física é tanto significante como influente, em parte porque os avanços na sua compreensão foram muitas vezes traduzidos em novas tecnologias. Por exemplo, avanços na compreensão do eletromagnetismo influenciaram diretamente o desenvolvimento de novos produtos que transformaram drasticamente a sociedade moderna. Podemos citar como exemplos a televisão, computadores e eletrodomésticos. Já os avanços na termodinâmica influenciaram o desenvolvimento do transporte motorizado e avanços na mecânica inspiraram o desenvolvimento do cálculo.


Seus planos para o futuro quando retornar do curso de doutorado incluem a criação de um grupo de estudos sobre a produção de hidrogênio e outro sobre energias alternativas na FAFIDAM. Outro grupo de estudo que pretende criar é o de reaproveitamento de materiais, para envolver os estudantes da FAFIDAM em atividades de estudos e pesquisas que possibilitem a divulgação e a popularização da física, principalmente pelas possibilidades de aplicação prática e a resolução de problemas na região do Vale do Jaguaribe.

Depois da conferência o professor Francisco Carlos de Oliveira fez os agradecimentos a todos os que contribuíram com a realização do evento como os ministrantes de minicursos e conferencista. Fez um agradecimento especial ao presidente da comissão organizadora, Gilderlan de Almeida Araújo, estudante do segundo semestre do Curso de Física, pelo empenho na organização do evento.

O III Encontro de Física foi encerrado com uma homenagem ao professor Miguel Petrarca Oliveira de Sá pelos 30 anos de trabalho na FAFIDAM. Professores, alunos e ex-alunos do Curso de Física apresentaram um vídeo com depoimentos sobre a importância de do professor para o curso. Emocionado, Miguel Petrarca, agradeceu a homenagem, dizendo que não esperava tal surpresa e estava sem capacidade de pensar a respeito tamanha a surpresa. Finalizou dizendo que a FAFIDAM é sua casa.