A Profa. Sandra Gadelha e o Prof. Hidelbrando Soares estarão participando, no período de 04 a 06 de agosto de 2010, do I Encontro Internacional de Educação do Campo, organizado a partir de dois espaços governamentais: PRONERA/MDA e CGEC/MEC, com objetivo de apoiar a consolidação da produção de conhecimento nas diferentes esferas de protagonismo da Educação do Campo.

Serão realizados três eventos simultâneos, articulando o III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação do Campo, o III Seminário sobre Educação Superior e Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro e o I Seminário Internacional de Educação do Campo.

Este momento ressalta a consolidação da Educação do Campo como área de produção de conhecimento que objetiva priorizar os conhecimentos produzidos pelos próprios sujeitos do campo. Nesse sentido, o evento se propõe a ampliar a participação de sujeitos pesquisadores, estimulando e instigando a participação dos sujeitos do campo que estão produzindo conhecimento nos vários cursos superiores em andamento, nas escolas do campo que buscam desenvolver novas práticas educativas e nos diferentes projetos de apoio à produção que buscam instaurar uma nova matriz tecnológica produtiva no campo.

A dimensão internacional deste evento articula-se a um momento de alianças entre os povos do campo da sociedade globalizada, trazendo protagonistas dos mesmos esforços de transformação do campo e da educação nos países do Sul que estarão pela primeira vez reunidos no Brasil com essa intencionalidade.

O convite aos dois professores da FAFIDAM/UECE por parte do MDA/MEC deve-se ao protagonismo de nossa Faculdade nos projetos vinculados a Educação do Campo e da criação recente do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo que iniciará suas aulas a partir de setembro de 2010.