O evento "Gato Preto Fest" da cidades de Russas estar se tornando o "baluarte" do
punk rock e cultura underground da região.

Idealizado pelos amigos Bergson Henrique e Francisco Ramon o evento Gato Preto Fest: punk rock & cultura underground" já está na sua terceira edição (que ocorrerá nesse sábado dia 9 de Agosto na cidade de Russas), e vem mostrando ser possível fazer um festival de música totalmente independente no Vale do Jaguaribe.

Nas edições anteriores houve uma expressão significativa entre jovens e adultos, prestigiando os trabalhos autorais das bandas locais e de outras cidades limítrofes ao Ceará (Mossoró-RN).

O "Gato Preto Fest" tem apoio técnico-profissional da "Oficarte Teatro & Cia", grupo teatral da cidade de Russas, e responsáveis da administração do GARTES (Centro Cultural Galpão das Artes), local onde realizam-se apresentações culturais diversas, como teatro e música,  palco do festival Gato Preto. Esse ano de 2014 ainda será realizado uma edição especial em outubro, com apresentações musicais de bandas de SKA-JAZZ e ritmos nordestinos.

Segundo Francisco Ramon, "o festival Gato Preto Fest é um espaço de sociabilidade desviada e independente, ou seja, não está inserido no mercado fonográfico e da grande mídia, sua construção é urdida por redes de solidariedade e pela necessidade de fazer outro tipo de arte em nossa terra, uma arte marginal, voltada a defender o direito de todos se expressarem, seja através do gênero musical punk rock ou qualquer forma vivida nas fímbrias desse sistema que nos encarcera cotidianamente".