O IV Encontro dos Estudantes de Matemática e o I Encontro do Pibid/UECE/FAFIDAM, ambos abordando o ensino de Matemática, mobilizaram estudantes e professores da FAFIDAM esta semana.

A FAFIDAM é o grande centro de formação de professores e pesquisadores das regiões do Médio e Baixo Jaguaribe e os eventos que realiza, como Semanas, Encontros, Simpósios, Conferências, Palestras, entre outros,  contribuem ainda mais para aproximar a Universidade da Comunidade.

Ao microfone Professores Acácio Lima, Manuel Gedeon e José Matias
 O tema do evento é A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Teve início no dia 07, segunda-feira, com a a Conferência de Abertura Laboratórios Virtuais: ajudam ou atrapalham?, proferida pelo Prof. Dr. Hermínio Borges Neto, do Laboratório de Multimeios da Faculdade de Educação da UFC.

 A Programação do dia 08/11 começou com a realização de minicursos pela manhã. À tarde ocorreu a Sessão de Jogos Matemáticos - Exposição de Jogos Educativos, realizada pelos alunos da disciplina de Laboratório de Ensino de Álgebra, ministrada pelo Prof. Acácio Freitas. A atividade mobilizou estudantes da FAFIDAM  e de escolas da Educação Básica de Limoeiro do Norte, que experimentaram os jogos criados pelos alunos do curso de Matemática.

 
À noite foi realizada uma Mesa-Redonda intiutlada A Formação do Educador Matemático, com a participação da Profª Drª Maria Gilvanise de Oliveira Pontes e a Doutoranda Maria José Costa dos Santos. A mesa foi mediada pelo Prof. Acácio Lima de Freitas. 
O evento prosseguirá até o dia 10 de novembro com a realização de Minicursos, oficinas, Mesas e uma Palestra de Encerramento, proferida pelo Prof. Ms. Cleiton Batista Vasconcelos. 

O I Encontro Pibid/UECE/FAFIDAM

Na terça-feira, dia 08, foi realizado o I Encontro do Pibid/UECE/FAFIDAM com o tema A Educação Matemática na formação dos licenciandos em Pedagogia. A Profª Drª Maria Zenilda Costa/FACEDI/UECE proferiu palestra com o tema A Importância do Ensino de Matemática como foco do Programa de Iniciação à Docência na formação do pedagogo.

Carmen Júlia (foto F.A. SILVA)


A Solenidade de Abertura contou com a participação da artista limoeirense, Carmen Júlia, que cantou para a platéia presente, especialmente para os alunos das E.E.F. Judite Chaves Saraiva e E.E.F. Ester Guimarães Malveira, que são beneficiadas pelo projeto.




Coral da Escola E. Guimarães
Os alunos das duas escolas presentes fizeram uma maravilhosa apresentação de coral, cantando músicas que tinham como tema central O(a) Professor(a). Na foto à direita temos os alunos da E.E.F. Ester Guimarães Malveira, que tem como coordenadora a Profª Jandira Augusta Guimarães.


Coral da Escola J. Chaves
E.E.F. Judite Chaves Saraiva tem como coordenadora Profª Maria de Fátima, que foi representada pela coordenadora pedagógica da escola, por se encontrar em Recife para receber o Prêmio de Gestão Educacional. A Escola foi classificada em 2º lugar no Estado do Ceará.